QUAL A FUNÇÃO DO DINHEIRO?

O que é o dinheiro? É o meio usado na compra de bens, pagamento de serviços e de força de trabalho ou em outras operações financeiras, expresso em forma de moedas metálicas ou notas. Qual é a diferença existente entre moeda e dinheiro? Enquanto o dinheiro é constituído pelas notas (geralmente em papel) e moedas metálicas, a definição de moeda é mais abrangente, já que engloba não só o dinheiro, mas todos os meios através dos quais são efectuadas as transacções monetárias, como por exemplo: o valor depositado em contas bancárias ou investido em títulos. Como surgiu o dinheiro? Os metais, devido a sua aceitabilidade, escassez, divisibilidade e a facilidade de entesouramento, passaram a ser trocados por mercadorias e vice –versa. Com o tempo, a necessidade de avaliação da sua pureza e peso, fez com que ganhassem formas e pesos definidos, assim como a marca do responsável pela sua emissão, dando origem ao processo de cunhagem de moedas, e consequentemente a criação das moedas metálicas . O papel-moeda, ( notas) surgiu com a necessidade de guardar os metais preciosos, transformando os OURIVES em guardiões das moedas e em troca emitiam recibos para as pessoas (os depositantes), que passaram a utilizá-los entre si como se fosse dinheiro.

Como é que se realizavam as transacções comerciais antes do surgimento do dinheiro? No início quando ainda não existia o DINHEIRO como se conhece hoje, tudo que era produzido (em excesso do necessário para a sobrevivência) pelas pessoas que habitavam numa determinada localidade, era TROCADO por mercadorias em falta (ou necessidade). Com o passar do tempo e o aumento da variedade daquilo que era produzido, as trocas directas de produtos tornaram-se cada vez mais difíceis de serem efectuadas, levando ao surgimento das MOEDAS-MERCADORIAS, como por exemplo: conchas, panos, escravos, o sal e o gado bovino. Quais são as funções do dinheiro? INTERMEDIÁRIO DE TROCAS: Isto é, troca-se um bem por uma determinada quantidade de dinheiro (VENDE-SE um bem), e TROCA-SE uma determinada quantidade de dinheiro por um bem (COMPRA-SE um bem). UNIDADE DE CONTA: faz o papel de um DENOMINADOR COMUM, ao qual todos os VALORES da economia estão vinculados - o SALÁRIO DO PROFESSOR, o PREÇO DO AUTOMÓVEL, o VALOR DA PRODUÇÂO DE TOMATES etc. RESERVA DE VALOR: É essa função que dá ao DINHEIRO a CARACTERÍSTICA de ser poupado, guardado ou recuperado e - ser preferencialmente usado como meio de troca, uma vez que, permite que sejam feitas COMPARAÇÕES entre o mesmo bem não só EM DIFERENTES LUGARES, mas também em DIFERENTES MOMENTOS NO TEMPO, ou seja o DINHEIRO dá a quem o possui a alternativa de consumir determinado bem no PRESENTE, ou no FUTURO, a oportunidade de POUPAR, como também a possibilidade de distribuir os pagamentos ao longo do tempo. PODER LIBERATÓRIO, com a circulação garantida pelo Estado confere à MOEDA a condição, o poder de saldar dívidas, inclusive para com o Estado.

Que formas de pagamento existem além de notas e moedas metálicas? Actualmente, existem outras formas de pagamento. Se tivermos dinheiro depositado num banco, podemos receber: uma caderneta de cheques, um cartão de crédito ou um cartão de débito, efectuar pagamentos de forma electrónica. Qualquer uma delas, substitui o uso de notas e moedas metálicas









                                                                                                                                     © Copyright 2019 | Banco Nacional de Angola.