O QUE É UM BANCO?

É uma instituição financeira privada ou pública, que actua no mercado financeiro, regulando ou intermediando dinheiro, isto é, transferindo de quem tem em excesso para quem dele necessita. Como é que surgiram os Bancos? A criação dos Bancos está ligada à criação da moeda, os ourives tornaram-se os primeiros banqueiros através do negócio de guardar, emprestar dinheiro em contra partida da emissão de recibos. Na altura, o nome banco significava a mesa em que eram realizadas os seus negócios. À medida em que os pagamentos monetários assumiam valores mais importantes, as pessoas passaram a procurar os ourives e cambistas para guardar o seu dinheiro de maneira segura. Com o passar do tempo estes perceberam que nem todos os recursos eram retirados, surgindo a ideia de conceder empréstimos mediante o pagamento de juros. Que tipos de bancos existem? Bancos Comerciais- São instituições financeiras públicas ou privadas que exercem as funções tradicionais e atendem o público em geral. Bancos de Investimento- São instituições financeiras públicas ou privadas, especializadas em operações de financiamento de longo prazo da actividade produtiva, e gestão de recurso de terceiros. Bancos de Desenvolvimento- São instituições financeiras controladas pelos governos, e têm como objectivo proporcionar os recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projectos que visem a promoção e desenvolvimento económico e social do respectivo Estado. Banco Centrais- São instituições que estabelecem as REGRAS DE FUNCIONAMENTO e permanentemente fiscalizam actuação dos Bancos, para garantir que o dinheiro depositado nos Bancos esteja em SEGURANÇA.

Qual é a função dos Bancos Comerciais? Hoje, os BANCOS desempenham o importante papel de GUARDAR O DINHEIRO DE QUEM O TEM E NÃO PRECISA DE GASTÁ-LO IMEDIATAMENTE e de EMPRESTAR PARA QUEM NÃO O TEM E PRECISA DE USÁ-LO. Em outras palavras, os BANCOS movimentam o dinheiro e promovem actividade económica, o que chamamos de intermediação financeira. Enfim, é muito importante o papel que os bancos desempenham para o crescimento da economia dos países. Que serviços os Bancos Comerciais podem oferecer? DEPÓSITOS À ORDEM: quando os bancos simplesmente guardam o dinheiro, permitindo que se levante a qualquer hora. DEPÓSITOS A PRAZO: quando os bancos, além de guardarem o dinheiro por um PRAZO DETRMINADO, pagam JUROS, ou seja, uma remuneração. EMPRÉSTIMOS OU CRÉDITOS: dinheiro emprestado pelos bancos a quem precisa, contra o pagamento de juros. OPERAÇÕES DIVERSAS: aceitação de cheques, transferências entre contas correntes e pagamentos. ALUGUER DE COFRES: para guarda de valores. OPERAÇÕES DE CÂMBIO: compra e venda de moeda estrangeira. EMISSÃO DE CARTÕES de crédito e de débito, entre outros.

Quais são as vantagens de ter acesso (ou do acesso) aos serviços bancários? SEGURANÇA: reduz os riscos que se corre ao transportar o dinheiro no bolso, ou deixá-lo em casa. FACILIDADE DE PAGAMENTO DE SERVIÇOS OU ENVIO DE DINHEIRO: Através do banco é possível pagar qualquer despesa com cheques, efectuar transferências ou levantamentos a partir CAIXAS AUTOMÁTICAS (ATM) ou TERMINAIS DE PAGAMENTO (TPA) que existem espalhadas pelo país e o resto do mundo.









                                                                                                                                     © Copyright 2019 | Banco Nacional de Angola.