PRODUTOS BANCÁRIOS ASSOCIADOS À CAMPANHA

No âmbito da Campanha de Educação Financeira considerou-se que a oferta de produtos financeiros inovadores e ajustados às necessidades da população de renda baixa é essencial para a promoção do acesso ao sistema financeiro. Nesta senda, em 2011 o Banco Nacional de Angola subscreveu um Acordo de Adesão com nove bancos comercias, o Banco de Poupança e Crédito, o Banco de Comércio e Indústria, o Banco Comercial Angolano, o Banco de Fomento, o Banco BIC, o Banco KEVE, o Banco de Negócios Internacional, o Banco SOL e o Banco BAI Microfinanças, para disponibilização de dois produtos com características ajustadas à população alvo, nomeadamente, o “Depósito Bankita” e “Poupança Bankita à Crescer”. Mais recentemente, em 2013 sobre o mesmo Acordo, aderiu o Banco Angolano de Negócios e Comércio, perfazendo um total de 10 (dez) bancos aderentes. Ainda em 2013, no contexto do referido Programa, abriu-se uma nova abordagem para o desenvolvimento de projectos, actividades, acções dirigidas aos diversos segmentos da população para o fomento de níveis de literacia financeira da população. Neste sentido, os Bancos Caixa Geral Totta de Angola, Banco Privado Atlântico e o Banco Millennium Angola, celebraram com o Banco Nacional de Angola um Acordo. A “Bankita” é o ícone do Programa e representa uma mulher vendedora de rua com o filho bebé às costas e a bacia com os produtos para venda na cabeça. É uma figura transversal a todas as regiões do país, e representa uma das actividades informais mais comuns em Angola. O facto de ser uma figura feminina contempla preocupações ligadas à inclusão do género feminino.

DEFINIÇÃO DOS PRODUTOS 1. Depósito Bankita: é uma conta de depósito à ordem constituída junto do banco aderente através da sua rede de balcões ou dos seus correspondentes bancários, destinada a servir a população de menor renda. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO Valor mínimo de abertura – Kz 100,00; Valor Máximo – Kz 100.000,00; Não há cobrança de despesas de manutenção; Atribuição de cartão de débito sem qualquer custo; Não há cobrança de despesas nos pagamentos efectuados através da rede multicaixa (POS); Levantamentos de numerário, pagamentos e transferências nos ATMs sem custos; Depósitos e levantamentos nos balcões dos bancos sem custos; Esta conta não contempla a atribuição de cheques; Disponibilização de extracto bancário nos ATMs e mensalmente nos balcões dos bancos aderentes sem custos. CONDIÇÕES DE ACESSO Documento de identificação válido; Valor mínimo de abertura – Kz 100,00; Fotografia; Preenchimento do formulário do banco.

2. Poupança Bankita a Crescer: É uma conta de depósito a prazo, constituída junto do banco aderente através da sua rede de balcões ou dos seus correspondentes bancários, destinada ao mesmo segmento do mercado. Com este produto pretende-se incentivar o hábito de poupar na população ao mesmo tempo que se remunera e protege os seus recursos financeiros. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO Valor mínimo – Kz 1000, 00; Valor máximo –Kz 250.000,00; O depósito pode ser mobilizado sem notificação prévia, sem qualquer penalização; O prazo mínimo - 30 dias; Os juros são calculados diariamente a capitalizados mensalmente; A taxa de juro do produto é de 7% a.a. CONDIÇÕES DE ACESSO Ter conta bancária no banco aderente; Valor mínimo – Kz 1000, 00; Preenchimento do formulário de subscrição.









                                                                                                                                     © Copyright 2019 | Banco Nacional de Angola.