O QUE É O BANCO CENTRAL?

Banco Central é o único órgão EMISSOR DE MOEDA NACIONAL, auxilia o Executivo na definição das políticas económicas a serem implementadas pelo País, gere a política monetária (taxa de juros, e de câmbio), garante a o poder de compra da moeda nacional e a estabilidade do sistema financeiro regulando e supervisionando as actividades das instituições financeiras bancarias (bancos comercias) e não bancarias (casas de câmbio, sociedades de microcrédito, etc). É também o banqueiro do governo, pois administra a chamada Conta Única do Tesouro, onde são depositadas as reservas internacionais em ouro e moeda estrangeira (divisas) do Governo. e o prestamista de última instância pois é quem provê empréstimos, exclusivos, ao sistema financeiro a fim de regular a liquidez ou mesmo evitar falências.

Por que razão foram criados os Bancos Centrais?

Ao longo do tempo, e com o surgimento de muitos bancos, os Governos perceberam a necessidade de criação de uma instituição para controlar as diversas actividades que aqueles bancos desempenhavam, sobretudo a emissão da sua própria moeda e os riscos de falsificação (contrafação) associados bem como para emitir moeda e servir como banqueiro do estado em períodos de crise. Criaram-se, então, os BANCOS CENTRAIS. Em Angola, o Banco Central é o BANCO NACIONAL DE ANGOLA (BNA).



Como é que o Banco Central assegura que os Bancos cumprem os seus regulamentos? Através da supervisão da actividade dos Bancos, por meio de um acompanhamento indirecto e directo. O acompanhamento indirecto, é feito através da informação que é enviada regularmente pelos Bancos, onde se verifica se estão a ser cumpridos os requisitos exigidos, e o directo é feito através de Inspecção, ou seja uma visita ao Banco. Em caso de incumprimento são aplicadas multas financeiras ou impossibilidade de realizar operações com o BNA. Como é que o Banco Central coloca em prática a política monetária? Para o bom desempenho da POLÍTICA MONETÁRIA, o BNA serve-se de alguns instrumentos para o objectivo principal que é o CONTROLO DA LIQUIDEZ, ou seja, o controlo da quantidade de dinheiro em circulação na economia e, o CONTROLO DA TAXA DE JUROS, o preço do dinheiro. Qual é o papel da política cambial? A POLÍTICA CAMBIAL, por sua vez, procura controlar a entrada e a saída de MOEDA ESTRANGEIRA na economia, o nível da TAXA DE CÂMBIO, e a gestão das RESERVAS INTERNACIONAIS do país ou seja, da moeda estrangeira acumulada. Quais são as outras funções do BNA? Elaborar as estatísticas da Balança de Pagamentos. Garantir, assegurar e compilar as estatísticas monetárias, financeiras e cambias e demais documentos para melhor coordenação gestão e controlo da política económica. O que é a Balança de Pagamentos? É o conjunto de transacções económicas e financeiras realizadas entre residentes e não residentes de um determinado território (país) num período de um (1 ano).





                                                                                                                                     © Copyright 2019 | Banco Nacional de Angola.