BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE CARTÕES

Sobre o Cartão Se possuir painel de assinatura, o cartão deve ser imediatamente assinado após a sua recepção. Guarde sempre o cartão em local seguro, que não seja de fácil acesso a terceiros. Mantenha o cartão em perfeitas condições e evite coloca-lo junto a materiais abrasivos, fontes de calor e radiação eletromagnéticas, pois poderão danificar as informações gravadas no cartão, dificultando a sua utilização. Esteja atento à data limite de validade do seu cartão. Quando atinjir a data, deverá destruí-lo inutilizando a banda magnética e painel onde consta a sua assinatura (se existir), antes de deitá-lo fora. Leia atentamente toda a correspondência enviada pela entidade emissora do cartão, pois poderá conter informações sobre a conta associada ao cartão e outras de seu interesse. Confirme periodicamente os movimentos do seu cartão e se detectar operações que não tenha efectuado, contacte de imediato a entidade emissora do cartão. Solicite a minuta de contrato, sempre que a entidade emissora disponibilizar cartão não solicitado. Sobre o Código Secreto O código secreto, também denominado código pessoal ou PIN é pessoal e intransmissível, deverá ser memorizado ou guardado em local diferente do local que usualmente guarda o seu cartão, sempre em local seguro e de difícil acesso a terceiros. Em circunstância alguma divulgue o seu código secreto. Evite usar o cartão em locais onde verifique movimentações suspeitas. Nunca escreva o código secreto no próprio cartão, nem em qualquer outro lugar junto do mesmo. Para a sua comodidade e fácil memorização, pode sempre alterar o código secreto em qualquer terminal MULTICAIXA, colocando um novo código facilmente memorável, porém nunca utilize conjugações do ano de nascimento ou dia e mês de aniversário.

Sobre a Utilização de Cartões Verifique que o terminal MULTICAIXA está em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de tenha sido vandalizado, alterado ou modificado. Certifique-se que o leitor do cartão (ranhura de acesso ao cartão) apresenta o seu aspecto normal e que permita a entrada do cartão sem dificuldade. No momento da marcação do código secreto, deve garantir que o faz em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros. Evite a ajuda de terceiros para efectuar levantamentos, pagamentos ou quaisquer transacções por si ou em caso de anomalia de funcionamento do equipamento. Sempre que realizar algum pagamento, nunca deve perder o seu cartão de vista e deve certificar-se de que o cartão é passado num único equipamento leitor. Se for o caso, apenas assine o comprovativo da transacção devidamente preenchido, certificando o valor a pagar e nunca em branco. Ao efectuar o pagamento, após confirmar o valor e digitar o código secreto, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida. Exija sempre um comprovativo de compra/pagamento para que possa validar com o extracto bancário junto do seu banco. Quando tiver que cancelar reservas feitas com o seu cartão, faça-o logo que tomar a decisão. Anote o código de cancelamento e/ou o nome da pessoa notificada. Cancele o cartão que não usa. Sempre que efectuar pagamentos com o cartão, não permita que o vendedor anote o número do seu documento de identificação. Faça uma lista com todos os números de cartões que possui, bem como, os telefones de emergência das respectivas entidades emissoras e guarde-a em lugar seguro. Em caso dúvidas sobre a utilização do cartão, deve contactar de imediato a entidade emissora do cartão. Se perder o cartão ou lhe for roubado, deve informar de imediato a entidade emissora do cartão e as autoridades policiais.











                                                                                                                                     © Copyright 2019 | Banco Nacional de Angola.