Quandro Operacional da Política Monetária

23 de Janeiro de 2018

Quadro Operacional para Política Monetária

Antes da publicação do novo quadro operacional, a condução da política monetária apoiava-se, essencialmente, em instrumentos como: reservas obrigatórias, mercado cambial, de títulos públicos e de operações de mercado aberto.

A 29 de Setembro de 2011, foi publicado o Novo Quadro para a Política Monetária do BNA, através do qual foi introduzido no sistema financeiro angolano o conceito de Taxa Básica de Juro de referência, denominada Taxa BNA, que viria a sinalizar a orientação da política monetária.

Instrumentos de Política Monetária

A Política Monetária conta com um conjunto de instrumentos cuja aplicação persegue, essencialmente, o objectivo primordial de dar cumprimento ao objectivo de inflação. Para atingir o seu objectivo o Banco Central dispõe dos seguintes instrumentos de Política Monetária:

a) Facilidades Permanentes de Cedência e Absorção de Liquidez;
b) Operações de Mercado Aberto; 
c) Reservas Obrigatórias; 
d) Intervenções no mercado cambial. 

Comité de Política Monetária

Em Angola, a decisão sobre a orientação da política monetária é tomada pelo Comité de Política Monetária (CPM). Este comité foi criado no final do mês de Agosto de 2011 e define as directrizes para a implementação da Política Monetária com vista a dar cumprimento ao objectivo da inflação. 


Reuniões

O Comité de Política Monetária reúne ordinariamente uma vez por mês respeitando as datas previamente definidas no início de cada ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Governador do BNA (Colocar o calendário)

Participantes da Reunião do Comité de Política Monetária

O Comité de Política Monetária é constituído pelo Governador do Banco Nacional de Angola, que o preside, pelos Vice-Governadores e pelos Administradores do BNA.

Participam também nas reuniões, o Director de Estudos Económicos, o Director de Mercados e o Director de Estatísticas, a quem incumbe prover informação compreensiva sobre inflação, agregados macroeconómicos, mercados e expectativas que suportem a tomada de decisão.

Comunicados e Decisões de taxa de juros

No final de cada reunião do Comité de Política Monetária é divulgado um comunicado formal para o público, centrado no desenvolvimento recente e prospectivo da inflação, dos mercados financeiros, da actividade económica real, das medidas de Política Monetária e na decisão sobre a Taxa Básica de Juro - Taxa BNA para o período seguinte. 

Mecanismo de Transmissão de Política Monetária

Este é o processo através do qual as decisões de política monetária afectam a economia em geral e o nível de preços em particular. O mecanismo de transmissão é caracterizado por atrasos de tempo longos, variáveis e incertos. Como tal, é difícil prever o efeito preciso das acções de política monetária na economia e no nível de preços.

No entanto, para ser bem-sucedida na condução da política monetária, a autoridade monetária deve ter uma avaliação o mais precisa possível do tempo e efeito de suas políticas sobre a economia, exigindo assim a compreensão dos mecanismos através dos quais a política monetária afecta a economia.